Um pouco da nossa história

Criada por um grupo de pessoas que se apaixonaram pela Praia da Barra nos anos 70, quando Garopaba recém passava à condição de município.

Encantados com as histórias de visitas anuais das baleias franca, da pesca das tainhas, dos segredos da lagoa, dos vestígios que os índios carijós deixaram no ilhote que divide a Barra da Ferrugem, contadas pelo José Agostinho Bernardo, mais e mais pessoas foram sendo atraídas para a Praia da Barra.

Seu Zé, como era conhecido, era pescador e foi pioneiro ao se estabelecer na margem sul da barra da lagoa da Encantada. Aqui criou seus filhos e proporcionou um desenvolvimento sustentável aquela área, então uma tímida ocupação rural. Seus descendentes empreenderam e ajudaram a estruturar a comunidade da Praia da Barra, chegando inclusive a ser criado um memorial em homenagem aos heróis Anita Garibaldi e Bento Gonçalves realizado pelo seu genro, Wolfgang Ludwig Ráu, historiador garibaldino apaixonado pela vida da heroína brasileira.

Seu Zé

A primeira casa da Barra

Primeiramente os encantados pela Barra eram veranistas como Vicente Soares, Luiz Bohrer, Carlos Alberto Dias. Mesmo que sem nenhuma estrutura, como eletricidade, água e até mesmo um acesso que pudesse se chamar de estrada, a pequena Praia da Barra foi atraindo mais e mais frequentadores e hoje é lar permanente de muitas famílias, além de destino de milhares de apreciadores da natureza, especialmente no verão. Graças a esta ocupação motivada pelas belezas naturais da praia, foi se criando uma comunidade profundamente preocupada com a preservação do meio-ambiente, assim como o bem-estar das pessoas que a frequentam. Hoje, além de ponto de encontro de apreciadores da natureza, a Praia da Barra é uma comunidade ativa, fonte de geração de empregos, de arrecadação de impostos, colaborando no desenvolvimento sustentável da região.

Além disso, desde o ano 2000, a Praia da Barra está inserida no perímetro geográfico da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), o que a torna um santuário para a reprodução da espécie.

Contato 048 32540285
 

 

Não perca um post nosso: