Nossas bandeiras

Estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da educação ambiental para garantir uma ocupação territorial sustentável, com responsabilidade, visando a preservação e equilíbrio do ecossistema e meio ambiente, garantindo os recursos naturais para as gerações futuras.

Limpeza e Manutenção da Praia

Colocação de lixeiras em todos os acessos à praia e manutenção e recolhimento de lixo durante todo o ano.

 

Segurança

Ampliação do sistema de câmeras de monitoramento das ruas e casas, bem como aperfeiçoamento dos controles e comunicação com as empresas de segurança e Polícia Militar.

 

Dragagem da Lagoa

Contratação de Estudo Ambiental Simplificado (EAS) visando a realização por parte da Prefeitura de Garopaba da dragagem do canal da lagoa da Encantada/Garopaba e restituição de areia para a orla da Praia da Barra. Nosso objetivo é atender ao pleito dos pescadores, sobre a solução para o problema do assoreamento do canal, e também amenizar os danos causados pela erosão da orla, ocorrida por força dos últimos eventos climáticos drásticos que tem atingido nossa região.

 

Prevenção ao esgoto na Lagoa

Acompanhamento junto aos órgãos competentes (Ministério Público e Prefeitura) do projeto da CASAN que pretende canalizar o despejo de esgoto proveniente de Garopaba na lagoa da Encantada/Garopaba. Busca de solução alternativa junto à técnicos e empresas do setor competente para viabilizar alternativas para o tratamento desses dejetos e evitar a contaminação da lagoa.

 

Placas e Sinalização

Renovação e manutenção das placas de sinalização e orientação sócio ambiental, localizadas na estrada, ruas e acessos da praia. Acompanhamento junto à Prefeitura do andamento do projeto que prevê a pavimentação asfáltica da estrada principal de acesso à Praia da Barra e a conseqüente necessidade de ampliação de controle de velocidade.

 

Protocolo de Abertura da Barra

Elaboração de protocolo para regulamentar a forma e condições de abertura da barra da lagoa em conjunto com pescadores, prefeitura, associações e órgãos ambientais, com o objetivo de evitar o agravamento dos fatores que causam a erosão da orla da Praia da Barra, bem como o assoreamento do canal da lagoa.

  

Participação no CONAPABF 

Participação e colaboração diretamente junto ao Conselho da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, tendo como foco a ampliação dos canais de comunicação com o ICMBIO e demais ONGs e entidades ligadas a preservação da espécie baleia franca e seu meio ambiente.

Participação no COMDEMA 

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em que participam Prefeitura, entidades de classe, associações, ONGs e OAB. Somos representados nas reuniões mensais pelos associados Michael Weinschenck e Roberta Borges.

 
 
 
 
 
 
 
Contato 048 32540285
 

 

Não perca um post nosso: