top of page
  • Associação Barra Limpa

ABERTURA ANTRÓPICA DA BARRA DA LAGOA DA ENCANTADA

Nos últimos dois anos a associação tem se dedicado a entender a dinâmica de erosão costeira da praia da Barra, em conjunto com a Defesa Civil do Município, bem como do Estado de SC. Foram inúmeros registros fotográficos comparativos e acompanhamentos de técnicos competentes visando um diagnóstico mais preciso possível acerca da causas e influências dessa erosão. Nesse período de tempo procuramos levar esse monitoramento em tempo real às autoridades legais competentes, Ministério Público Federal e Municipal, à Prefeitura Municipal e à APABF/ICMBio, buscando formar uma espécie de “frente” legal para tratar do problema. Já no decorrer deste monitoramento os técnicos alertavam para a relação íntima entre as aberturas antrópicas da barra da lagoa, fora do seu leito normal, feitas de maneira inadequada e irresponsável, e o comportamento erosivo da faixa de areia da praia da Barra. Ao final, conseguimos produzir farto material sobre as modificações na sua topografia, notadamente sobre os benefícios da abertura natural da barra da lagoa no seu curso natural, sem a intromissão da mão do homem nesse processo.


O chamado Estudo Mitigador e de Monitoramento do Processo de Erosão, demonstrou claramente a regeneração da faixa de areia, especialmente nos últimos meses, pela ação do vento nordeste predominante na primavera/verão. Pudemos observar que desde que priorizou-se a abertura da barra da lagoa em direção ao mar de forma natural, no seu traçado sinuoso original, em curva ao norte, próximo a Praia da Ferrugem, sem a intervenção humana nesse processo, foram mantidas intactas as reservas de areia na faixa central daquela área, tão necessárias ao abastecimento de toda a extensão de beira-mar da Praia da Barra. Tanto é assim que na última ressaca havida no inicio desse mês de abril, que atingiu fortemente o litoral Sul e Sudeste do país, todas as praias da nossa região sofreram forte erosão, enquanto que a praia da Barra resistiu bem à força das marés e manteve-se relativamente íntegra.


Importante salientar que seguimos atentos à essa questão que é de suma importância para a restauração e preservação da faixa de areia da praia da Barra, cujo monitoramento já é objeto de Inquérito Civil no âmbito da Promotoria de Justiça de Garopaba, bem como perante o Ministério Público Federal de Tubarão. Desde já reiteramos que estamos solidários sobre a importância da preservação da Lagoa bem como da atividade de pesca na região, lembrando que o Projeto de Dragagem e Desassoreamento da Lagoa, doado pela associação para a Prefeitura, está em análise e andamento para licenciamento junto ao IMA/SC.


Diante do acima exposto, é de suma importância que todos associados sigam atentos e vigilantes para essas questões que são de extrema relevância para a preservação da praia da Barra e da Lagoa da Encantada Nesta imagem de 1978, podemos ver a abertura natural da Barra da lagoa.




Novembro 2019, última abertura natural da Barra no seu curso normal.






Última ressaca , abril 2020, que atingiu todo litoral sul e sudeste do Brasil. A praia da Barra resistiu bem à força das marés e manteve-se relativamente íntegra comparada a outras praias.





Muitas praias foram afetadas como a Ferrugem, Centro, Rosa e outras.




Abertura antrópica com máquina em julho de 2018.



Abertura antrópica com pá em novembro de 2018.




204 visualizações0 comentário
bottom of page